Vamos passar o Natal em Pipa, RN!!! Uhuhuhuh!!!
Esse ano foi um ano difícil pra todo mundo... 2020, ano da pandemia do Covid-19, todos sofrendo com quarentenas e lockdowns... gente pirando completamente e se trancando em casa, totalmente isolados da família e dos amigos.
Mas aqui no Nordeste, talvez por causa do calor do verão, não estamos em lockdown, graças a Deus!!!
Então resolvemos passar 4 dias de férias em Pipa... pra evitar contágio ou outros problemas por causa do Covid, alugamos um flat no Brisas do Amor, um condomínio fechado na própria Avenida Baía dos Golfinhos e de lá vamos explorar a cidade e suas maravilhosas praias. Demos muita sorte que escolhemos a semana do Natal e por incrível que pareça a cidade estava ainda bem vazia... mas quando fomos embora, logo depois do Natal, percebemos que já estava bem mais cheia por causa do Ano Novo... pra quem queria evitar muvuca e aglomerações, nosso timing foi perfeito!!!
A Praia de Pipa é uma famosa praia localizada no município de Tibau do Sul, cidade que fica a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, e dista 152 km de João Pessoa, que é onde eu moro.
É formada por 9 praias que formam o balneário conhecido como Praia da Pipa, sendo elas a própria praia de Tibau do Sul, onde desagua a Lagoa Guaraíras, a Praia do Giz, Cacimbinhas, Madeiro, Baía do Golfinhos, Praia do Centro, Amor, Minas, Cancela e Sibaúma.
Infelizmente nos poucos dias que vamos ficar em Pipa não vai dar pra ver tudo o que a cidade e seus arredores oferece, mas vou deixar registrado tudo o que eu descobrir ao longo de minhas pesquisas, mesmo se não der tempo de visitar. Abaixo vou deixar um mapa com as principais praias de Pipa:
Uma coisa que torna Pipa muito famosa são suas falésias. Falésias são formações rochosas que criam verdadeiros paredões que, com mais de 10 metros de altura, isolam a orla da praia como se fossem propriedades privadas, ornamentando esse pequeno paraíso de maneira única e exclusiva. Não se conhece outro lugar do mundo em que a costa de dunas e falésias sedimentares se recombinem de forma tão espetacular com um verde denso que chega a tomar a parte frontal falesiana.
Suas águas são cristalinas, de tom azulado, e com temperaturas agradáveis, convidativas para aquele banho relaxante. Mas se você for um amante de esportes aquáticos não tem problema: também é possível conseguir um belo dia surfando ou praticando Stand up boarding na praia de Pipa.
Inicialmente era uma pacata vila de pescadores, bem calma, tranquila, até começar a ser frequentada por surfistas e logo em seguida turistas de todas as partes do planeta. É famosa por ter uma das noites mais movimentadas do estado, possui grande número de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares, discotecas e está sempre cheia, seja em alta ou baixa estação.
Pipa continua sendo um lugar que atrai muitos surfistas em função de suas ondas, e recentemente vem sendo procurada também por praticantes de kitesurf, graças a combinação de belas ondas e bons ventos.
O nome "pipa" deve-se ao fato de que os portugueses ao passar de navio pelas proximidades avistaram uma pedra que lembrava um formato de uma pipa. Pipa, em Portugal, é a denominação mais usual para barril de vinho ou de azeite, forma que a pedra fazia lembrar.
A Praia de Pipa, em toda a sua extensão, está definida como área de preservação de tartarugas marinhas, segundo a Resolução n.º10, de 24/10/1996, do Conselho Nacional do Meio Ambiente
A praia também realiza anualmente o Festival Gastronômico de Pipa.
Uma coisa antes de começar a falar sobre a viagem!!! Para poder aproveitar tudo o que Pipa tem de bom é melhor se informar ANTES sobre as marés, pois pra caminhar entre as praias, principalmente as de Madeiro, Golfinhos, Centro, Amor e Minas, deve-se escolher os horários de meia maré, ou seja, 3 horas antes das máximas e mínimas.
Principalmente a Praia dos Golfinhos, onde o acesso é somente andando pela Praia do Madeiro ou Praia do Centro. A não ser que esteja maré morta e ainda com o caminho aterrado, nesse caso pode passear tranquilo em qualquer horário. Existe uma variante entre a maré alta e a maré baixa que ocorre de seis em seis horas, aproximadamente, ao longo do dia e que a cada dia muda o horário. E também existe um fenômeno chamado de “aterramento” ou “movimentos da areia”, o qual pode variar no volume da areia nas praias em aproximadamente três metros de altura a mais (aterrado) ou pra menos (desaterrado).
Com esse movimento das marés, atrelado à formação geográfica das enseadas e pedras, ocorre uma grande diferença na paisagem natural ao longo do ano. É nítido o baile que as areais dançam escondendo ou emergindo pedras enormes.
Para você conseguir se programar direitinho qual o melhor dia e hora para ir às praias, consulte o site: https://pipa.com.br/tabua-de-mares/. Afinal... A vida é como a maré feita principalmente de altos e baixos que não acabam nunca!
Eu vou copiar aqui em baixo os horários das mares respectivos aos dias em que estarei em Pipa para me programar melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário